Bombardeios da Jordânia na Síria deixam sete mortos após ataque a igreja

Amã diz que suspeitos do ataque que matou nove pessoas em um funeral tinham ligação com grupos terroristas; Damasco contesta e fecha a única fronteira entre os países.

Escrito por: Sabine Baumann2 min de leitura
Arte: Portal Meon
Arte: Portal Meon

Ataques aéreos da Jordânia no sul da Síria deixaram sete mortos na noite de segunda-feira (26), entre eles três crianças e uma mulher, segundo a Defesa Civil síria. Outras três pessoas ficaram feridas. Os bombardeios atingiram quatro pontos em áreas rurais das províncias de Daraa e Sweida.

A Força Aérea jordaniana afirmou que os alvos eram esconderijos de militantes. Segundo o governo de Amã, os suspeitos de um ataque a uma igreja na Jordânia, na semana passada, tinham ligação com “grupos terroristas” que atuam em território sírio. As informações são da agência Reuters.

O ataque à igreja

Na sexta-feira (23), homens armados abriram fogo durante um funeral em uma igreja ortodoxa grega no vilarejo de Hamoud, a cerca de 120 quilômetros de Amã. Nove pessoas morreram e pelo menos 34 ficaram feridas. Segundo testemunhas, os disparos duraram vários minutos.

As forças de segurança localizaram os suspeitos, dois irmãos e um cunhado, em uma casa abandonada na província de Karak. Houve troca de tiros, e os três foram feridos e presos. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque. O rei Abdullah determinou uma resposta com “punho de ferro”.

Versões diferentes

As Forças Armadas da Jordânia disseram que a operação foi coordenada com Damasco. O governo sírio, no entanto, deu outra versão. O Ministério das Relações Exteriores da Síria informou à Jordânia sua “total objeção” a ataques feitos sem coordenação prévia e anunciou uma investigação sobre os bombardeios.

Nesta terça-feira (27), a Síria fechou a passagem de Nassib, única fronteira com a Jordânia para passageiros e cargas, suspendendo o trânsito nos dois sentidos.

Contexto

Ataques como o da igreja são raros na Jordânia, aliada dos Estados Unidos e considerada um dos países mais estáveis do Oriente Médio. O atentado atingiu a minoria cristã do país.

Tags:MundoPublicado em: