Mundo

Começa pausa de quatro dias no conflito entre Israel e Hamas

Ambos ressaltam que suspensão será temporária

Escrito por Meon

24 NOV 2023 - 09H23 (Atualizada em 24 NOV 2023 - 09H43)

Divulgação/BBC

Nesta sexta-feira (24), começa uma pausa de quatro dias nos confrontos entre Israel e o Grupo Hamas com ambos os lados dizendo que “momento de paz” será temporário.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Pouco antes da pausa entrar em vigor, às 7h locais (2h de Brasília), foram ouvidos tiros de armas de baixo calibre, morteiros e até um ataque aéreo.

No acordo, que foi mediado pelo Catar, 13 reféns israelenses - mulheres e crianças - deverão ser libertados ainda hoje e, além disso, durante os quatro dias, a expectativa é que 50 sequestrados vão ser soltos.

Do outro lado, Israel se comprometeu a libertar 150 palestinos, entre mulheres, crianças e adolescentes presos no país.

Segundo o acordo, os reféns vão cruzar a passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito. Ali, as forças de segurança israelenses, vão identificar e submeter as vítimas em exames médicos iniciais. Depois as pessoas serão encaminhadas a Israel de helicóptero.

Ainda de acordo com as informações, assim que os reféns israelense ficarem no controle de Israel, o governo libertará 39 palestinos e então o mesmo processo deverá ser repetido durante os próximos três dias.

Ainda existe a possibilidade de uma nova prorrogação da pausa nos combates, porém, para isso acontecer, Hamas deve soltar 10 reféns por dia.

De acordo com o governo egípcio, durante este tempo, 130 mil litros de diesel serão entregues diariamente.

Desde do dia 7 de outubro, está tendo conflito entre o grupo Hamas e Israel. Ao todo, até o momento, 13.702 pessoas morreram.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...