Mundo

Conclave: especialista explica o processo de escolha de um novo Papa

Vaticano marcou início para 7 de maio

Escrito por Meon

02 MAI 2025 - 10H00 (Atualizada em 02 MAI 2025 - 10H39)

Reprodução

O historiador e professor da Estácio, Rodrigo Rainha, explica o processo de escolha do novo Papa.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica dá início ao Conclave — ritual milenar que define quem será o próximo líder da instituição. O processo, que mistura política, tradição e espiritualidade, reúne os cardeais de todo o mundo em um encontro decisivo dentro do Vaticano, marcado por regras rígidas e simbolismos históricos.

“Quando um Papa morre, começa um processo que é tanto religioso quanto político: o Conclave. Os cardeais do mundo todo se reúnem, ficam trancados em um espaço e só saem quando chegam a um acordo sobre quem será o novo Papa. Não existem candidaturas oficiais, os nomes vão surgindo e mudando conforme as votações avançam, até que alguém alcança a maioria absoluta e é escolhido”, explica o historiador Rodrigo Rainha, professor da Estácio.

De acordo com as regras atuais do Vaticano, o Conclave deve ser iniciado entre 15 e 20 dias após a morte do Papa. O processo de votação para a escolha do novo pontífice irá começar no dia 7 de maio.

“O termo ‘Conclave’ surgiu na Idade Média, quando as disputas internas atrasavam por meses ou até anos a escolha de um novo pontífice. A solução foi trancar os cardeais até que houvesse uma decisão. A fumaça preta indica que ainda não há consenso, e a branca sinaliza que o novo Papa foi escolhido. Ao assumir, ele escolhe um nome que normalmente carrega um símbolo ou tradição da Igreja”, completa Rainha.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI 

Participam da votação apenas os cardeais com menos de 80 anos, respeitando o limite de 120 eleitores estabelecido pelas regras vaticanas. Diversas nacionalidades compõem o colégio de cardeais, refletindo a diversidade global da Igreja Católica.

+ Leia mais notícias do Mundo



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.