Mundo

Economista Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Pior crise econômica em décadas é o grande desafio

Escrito por Meon

20 NOV 2023 - 01H22 (Atualizada em 20 NOV 2023 - 11H08)

Reprodução/Redes Sociais

O economista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu neste domingo (19), a eleição para a Presidência da Argentina, com mais de 55% dos votos válidos.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial. Desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Durante a campanha, ele encampou propostas radicais para atacar esses problemas, como promover a dolarização da economia Argentina e acabar com o Banco Central do país.

Quem é Javier Milei

Economista de formação, Milei se promove como um nome de fora da política tradicional. Antes de se aproximar da política, atuou no setor privado, trabalhando em banco e em uma empresa que administrava aposentadorias e pensões. Chegou a atuar como economista-chefe da Fundação Acordar, ligada ao peronista e ex-candidato à Presidência Daniel Scioli.

Professor universitário, Milei se tornou mais conhecido do público argentino ao ser convidado para falar em programas de rádio e TV. Em 2021, com um discurso inflamado "contra tudo e contra todos", venceu sua primeira eleição para o cargo de deputado federal. Costuma ser comparado por analistas políticos ao ex-presidente americano Donald Trump e ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.