O ex-candidato à Presidência da Venezuela, Edmundo González Urrutia, deixou o país neste sábado (7) com destino à Espanha, onde obteve asilo político. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares.
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp
"Edmundo González decolou de Caracas rumo à Espanha em um avião da Força Aérea Espanhola", publicou Albares na plataforma X (antigo Twitter), destacando que Madri estava respondendo a um pedido feito por González.
A saída do opositor da Plataforma de Unidade Democrática (PUD) ocorre cinco dias após a Justiça venezuelana ordenar sua prisão, sob acusações relacionadas à publicação de resultados eleitorais paralelos em um site, acusações que González rejeitou repetidamente.
Pouco antes da confirmação de sua partida, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, usou as redes sociais para afirmar que o governo concedeu asilo político a González como uma medida "em prol da tranquilidade e da paz política no país".
Segundo Rodríguez, González deixou a embaixada da Espanha em Caracas, onde estava abrigado há vários dias, antes de embarcar para a Europa. A decisão encerra momentaneamente a crise política em torno do ex-candidato, que agora seguirá sua vida em território espanhol.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.