A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nesta quarta-feira (8), que o fenômeno climático El Niño, que está ligado ao aumento das temperaturas, vai continuar pelo menos até abril de 2024.
+ Leia mais notícias do Mundo
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O órgão também afirmou que o próximo ano será mais quente do que 2023.
Em sua atualização regular sobre o fenômeno climático, a organização que tem sede em Genebra, na Suíça, disse que o fenômeno El Niño começou em meados de 2023 e "contribuirá para o aumento ainda maior das temperaturas tanto na superfície da terra quanto nos oceanos".
O El Niño, que ocorre de forma periódica, mas irregular (com intervalos entre dois e sete anos), "tem impacto na temperatura global especialmente no ano seguinte ao seu desenvolvimento, nesse caso em 2024", segundo relatório do secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
"Como resultado das temperaturas recordes da superfície e dos oceanos desde junho, 2023 deverá ser o ano mais quente já registrado, mas a previsão é de que o próximo será ainda mais quente", alertou o especialista finlandês.
Taalas lembrou que isso não se deve apenas à influência do El Niño, mas também ao aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa provocados pela atividade humana.
Segundo a OMM, o El Niño deste ano desenvolveu-se rapidamente entre julho e agosto, atingiu força moderada em setembro e deverá atingir o seu pico entre novembro e janeiro, com 90% de probabilidade de persistir durante todo o inverno boreal (verão austral).
A diminuição de sua força é esperada durante a primavera no hemisfério norte, afirma a OMM, utilizando dados de previsões meteorológicas e especialistas de todo o mundo.
*Com informações de Agência Brasil
Jacareí: Acesso ao Parque Meia-Lua, pela Via Dutra, será interditado neste domingo (26)
No local, será instalado radar de velocidade
Dia Mundial de Combate à Hanseníase é neste domingo (26)
Conheça sintomas e tratamentos da doença
PRF faz escolta de carga de grandes dimensões na Via Dutra
Transformador tem peso de 518,6 toneladas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.