El-Sisi toma posse como presidente do Egito
O ex-chefe do Exército Abdel-Fattah el-Sisi tomou posse como presidente do Egito neste domingo, assumindo um mandato de quatro anos de uma nação profundamente dividida que vem enfrentando violentas manifestações e uma grave crise econômica desde o levante de 2011. A posse de El-Sisi veio menos de um ano após o oficial de infantaria de 59 anos…

O ex-chefe do Exército Abdel-Fattah el-Sisi tomou posse como presidente do Egito neste domingo, assumindo um mandato de quatro anos de uma nação profundamente dividida que vem enfrentando violentas manifestações e uma grave crise econômica desde o levante de 2011.
A posse de El-Sisi veio menos de um ano após o oficial de infantaria de 59 anos depor o primeiro presidente eleito do país, Mohammed Morsi, na esteira de gigantescos protestos que exigiam a renúncia do líder islâmico.
El-Sisi prestou juramento na sede do Supremo Tribunal Constitucional, ao sul do Cairo, o mesmo lugar onde Morsi, que agora está sendo julgado por acusações que podem levá-lo a ser condenado à pena de morte, assumiu como presidente há dois anos.
O prédio do tribunal, que foi projetado para se assemelhar a um antigo templo egípcio, é próximo de um hospital militar onde está detido o ex-ditador deposto Hosni Mubarak. Afastado do poder pelo levante de 2011, após quase 30 anos como presidente do Egito, Mubarak foi condenado a três anos de prisão, por corrupção, no mês passado. Ele também está sendo submetido a um novo julgamento por não ter conseguido conter o massacre de centenas de manifestantes durante a revolta de 18 dias ocorrida três anos atrás.
Por ocasião da posse, hoje foi declarado feriado nacional no Egito e policiais e soldados foram mobilizados em toda a cidade do Cairo. Após chegar de helicóptero, El-Sisi entrou no salão da cerimônia ao lado do presidente interino, Adly Mansour, que vai retomar o cargo de presidente do Supremo Tribunal Constitucional após passar quase um ano na presidência.
Do lado de fora do prédio, cerca de 100 simpatizantes de El-Sisi agitavam bandeiras do Egito e carregavam pôsteres do novo presidente.
El-Sisi é o oitavo presidente do Egito desde a queda da monarquia, em 1953. Com a exceção de Morsi e de dois civis que serviram interinamente, todos os demais presidentes egípcios vieram das Forças Armadas.
Dezenas de autoridades locais e estrangeiras assistiram à cerimônia de posse, incluindo os reis da Jordânia e Bahrein, o emir do Kuwait e os príncipes herdeiros da Arábia Saudita e Abu Dabi, que faz parte dos Emirados Árabes Unidos. As cinco nações árabes apoiaram o afastamento de Morsi por El-Sisi e, desde então, os governos saudita, kuwaitiano e dos Emirados Árabes Unidos têm fornecido bilhões de dólares ao Cairo para ajudar na recuperação financeira do Egito.
El-Sisi teve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais realizadas no mês passado, conquistando quase 97% dos votos. O índice de comparecimento dos eleitores às urnas foi de 47,45%. Fonte: Associated Press.
Posts Relacionados

Visto americano: nova regra limita a três as mudanças em entrevistas

Padre morre após ser atingido por cruz durante missa transmitida ao vivo no Equador

Papa Leão XIV recebe alta hospitalar após cirurgia para tratar câncer de pulmão
