Por Conteúdo Estadão Em Mundo

Eslováquia fornecerá gás natural para a Ucrânia

A Eslováquia concordou em utilizar a inversão de fluxo para enviar gás natural para a Ucrânia, que sofre ameaças da Rússia sobre um corte no fornecimento do combustível devido a uma dívida entre os dois países.

O operador do gasoduto eslovaco Eustream informou que o governo da Eslováquia e o governo ucraniano chegaram a um acordo durante conversações em Kiev.

Em um comunicado divulgado neste sábado, o operador disse que os dois países assinarão um memorando de compreensão na segunda-feira.

A Eslováquia vai utilizar um gasoduto que atualmente não está sendo utilizado e que é capaz de suprir até um quinto da demanda ucraniana por gás.

A Ucrânia queria que o governo eslovaco fornecesse gás através de outros quatro gasodutos que transportam o gás russo através da Ucrânia para a Eslováquia e para a Europa Central. A medida, no entanto, foi rejeitada porque violaria o acordo do país com a empresa russa Gazprom.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.