Estônia: é impossível medir impacto de sanções à Rússia
O ministro de Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, afirmou que é “completamente sem sentido” tentar estimar o impacto que uma possível sanção econômica ampla contra a Rússia teria sobre o pequeno país báltico e pediu que o Ocidente melhore a segurança energética. “Tendo em vista que a Rússia age como um agressor, dúvidas foram…

O ministro de Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, afirmou que é “completamente sem sentido” tentar estimar o impacto que uma possível sanção econômica ampla contra a Rússia teria sobre o pequeno país báltico e pediu que o Ocidente melhore a segurança energética.
“Tendo em vista que a Rússia age como um agressor, dúvidas foram levantadas sobre um possível embargo à venda de armas”, disse Paet, sem informar quanto as sanções poderiam custar à Estônia, que envia 10% de suas exportações para a Rússia.
Segundo Paet, ainda não foi discutido em detalhe como as sanções econômicas poderiam influenciar certos países ou empresas por causa de seus laços econômicos com a Rússia, mas não se pode excluir a possibilidade de um pedido de compensação.
Quando perguntado se os países bálticos serão a próxima fase da expansão russa, Paet disse que tais preocupações são prematuras e apontou para a associação da região à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como razões para manter a calma.
Paet declarou que o Ocidente precisa aumentar sua presença no leste da Ucrânia depois de ter se atrasado nisso com relação à Crimeia e disse que existe necessidade de uma maior diversificação energética.
A Estônia é dependente da Rússia para a maior parte do gás natural que consome. “Não sei quantos alertas o Ocidente precisa para entender que temos de aumentar a segurança energética”, afirmou. “Nós precisamos de conexões de gás e eletricidade dentro da Europa (…) O gás não pode fluir apenas da Ucrânia para a Europa, mas também no outro sentido”, acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.
Posts Relacionados

Papa Leão XIV completa 71 anos e comemora aniversário com bolo no Vaticano

Trump promete pagar US$ 5 mil a adultos dos EUA se republicanos vencerem eleições

Trump gera polêmica ao publicar mapa que retrata Canadá, México e Groenlândia como território dos EUA
