Estrangeiros deixam gaza depois de acordo mediado pelo Qatar

Brasileiros seguem esperando para sair do local

Escrito por: Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Nesta quarta-feira (1), o primeiro grupo de estrangeiros, que moravam na Faixa de Gaza, deixam o território sob ataque de Israel e seguem para o Egito. Essa medida vem depois de um acordo feito pelo Qatar entre os governos de Tel Aviv e do Cairo.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

“Ainda não há brasileiros na lista divulgada hoje, mas acredito que em breve novas listas serão publicadas, e espero que nossos brasileiros estejam nelas.”, declarou o embaixador brasileiro da Cisjordânia, Alessandro Candeas.

Esse primeiro grupo contém pessoas gravemente feridas, estrangeiros e portadores de dupla nacionalidade.

Confira as nacionalidades das pessoas que saem hoje de Gaza:

• Austrália;

• Áustria;

• Bulgária;

• Finlândia;

• Indonésia;

• Jordânia;

• Japão;

• República Tcheca.

Além dessas, também vão sair pessoas de outros países, porém da cruz vermelha e de ONGs.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a expectativa é que 500 pessoas deixem a região até o fim do dia.

Um grupo de 30 brasileiros de Gaza aguardam para ser repatriado. Eles esperam autorização para cruzar a fronteira com o Egito e retornar ao país na aeronave presidencial que está em Cairo, capital egípcia.

A passagem entre Rafah e o Egito foi aberta hoje pela primeira vez desde o início da guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel, em 7 de outubro.

Ao todo, o ataque já levou mais de 9,7 mil pessoas a óbito. O Ministério da Saúde palestino contabilizou mais de 8,5 mil mortos e aproximadamente 20 mil feridos desde o início da guerra.

Tags:destaquerotativoPublicado em: