O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, emitiu um alerta sobre possíveis ataques da Venezuela contra a Guiana ou instalações da Exxon Mobil. Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27), Rubio afirmou que o regime de Nicolás Maduro enfrentará sérias consequências caso decida atacar esses alvos, chamando a situação de um "dia ruim" para o país sul-americano.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A relação entre Venezuela e Guiana tem se agravado desde 2023, em grande parte devido à disputa sobre a região de Essequibo. Esse território, que corresponde a dois terços da Guiana, é reivindicado pela Venezuela. Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que formalmente anexou Essequibo à Venezuela, embora a mudança não tenha ocorrido na prática até agora.
Um possível ataque militar da Venezuela à Guiana também poderia envolver o Brasil, já que o único caminho terrestre entre os dois países atravessa o território brasileiro.
"Seria um dia muito ruim para o regime da Venezuela se eles atacassem a Guiana, a Exxon Mobil ou qualquer coisa nesse sentido", alertou Rubio. "E isso não acabaria bem para eles."
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A tensão entre os dois países aumentou no começo de março, quando a guarda costeira venezuelana foi acusada de invadir as águas guianesas e se aproximar de uma instalação da Exxon Mobil.
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.