Mundo

EUA enviam maior porta-aviões do mundo para o Caribe

Ação visa combater "Organizações Criminosas Transnacionais e o narcoterrorismo"

Escrito por Meon

24 OUT 2025 - 17H30

Andrej Tarfila/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (24) o envio do grupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Gerald R. Ford— o mais avançado e poderoso da Marinha dos Estados Unidos — para o Caribe. A medida integra uma nova fase da operação americana contra o narcotráfico e o chamado “narcoterrorismo” na região.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O grupo de ataque é composto pelo porta-aviões Gerald R. Ford, o cruzador de mísseis guiados USS Normandy e os contratorpedeiros USS Ramage e USS Paul Ignatius. De acordo com o Pentágono, ainda não há informações sobre o ponto exato onde os navios serão posicionados.

Antes da mobilização, o grupo estava atracado próximo ao porto de Split, na Croácia, desde o último dia 21 de outubro — a mais de 8 mil quilômetros do Caribe. Isso significa que a frota deve levar alguns dias até chegar à nova área de operação.

Segundo Sean Parnell, porta-voz do Pentágono, a decisão segue diretrizes estratégicas do governo americano voltadas ao combate de “Organizações Criminosas Transnacionais e atividades de narcoterrorismo”.

Parnell afirmou que a movimentação visa ampliar a capacidade dos Estados Unidos de “detectar, monitorar e desmantelar atividades ilícitas que ameacem a segurança nacional e a estabilidade do Hemisfério Ocidental”.

O envio do Gerald R. Ford — considerado o maior porta-aviões do mundo e símbolo da superioridade naval americana — marca uma escalada significativa na presença militar dos EUA no Caribe, em meio à intensificação de operações contra o tráfico internacional de drogas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.