A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu, nesta terça-feira (28), um alerta de emergência para a Jamaica devido à chegada do furacão Melissa, classificado como o mais devastador a atingir a ilha neste século. Com ventos que ultrapassam 300 km/h, o fenômeno ameaça provocar inundações repentinas, deslizamentos de terra e marés de até quatro metros.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo Anne-Claire Fontan, especialista em ciclones tropicais da OMM, a situação é considerada “catastrófica”. “Para a Jamaica, será, com certeza, a tempestade do século”, declarou durante coletiva de imprensa em Genebra. Fontan destacou que a precipitação pode ultrapassar 70 centímetros — o dobro da média de toda a estação chuvosa —, o que aumenta o risco de desastres naturais em áreas montanhosas e costeiras.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) estima que até 1,5 milhão de pessoas possam ser diretamente afetadas pela passagem do furacão. “Hoje será um dia muito difícil para dezenas de milhares, senão milhões de pessoas na Jamaica. Os telhados serão testados, as águas das enchentes subirão e o isolamento se tornará uma dura realidade para muitos”, afirmou Necephor Mghendi, representante da organização, em videoconferência a partir de Port of Spain, em Trinidad e Tobago.
De acordo com autoridades locais, mais de 800 abrigos foram montados em diferentes regiões da ilha para acolher moradores das áreas mais vulneráveis. A prioridade, segundo o governo jamaicano, é salvar vidas e reduzir o número de vítimas.
O furacão Melissa deve seguir em direção a Cuba nas próximas horas, onde o governo também já mobiliza forças militares e equipes de emergência para enfrentar possíveis impactos.
Após 28 anos, Justiça absolve homem acusado de homicídio em Alagoas
"Morto" apareceu em audiência
Virgínia Fonseca e Vini Jr. oficializam namoro
Jogador do Real Madrid preparou surpresa
Câmara analisa projeto que garante gratuidade de bagagem de mão
Relator quer aumentar tolerância para 12 kg
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.