Mundo

Furacão Melissa chega ao solo da Jamaica com ventos de quase 300 km/h

Categoria 5 atinge o sudoeste da ilha; NHC alerta para ventos catastróficos, inundações repentinas e deslizamentos

Escrito por Meon

28 OUT 2025 - 15H08

Reprodução/Redes Sociais

O Furacão Melissa, de categoria 5, chegou á Jamaica nesta terça-feira (28), com ventos sustentados estimados em  cerca de 298 km/h. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), foi a entrada mais forte já registrada na ilha desde o início dos registros, com impacto inicial no sudoeste jamaicano.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

O NHC mantém alertas de “inundações repentinas catastróficas” e “numerosos deslizamentos” para a país. A previsão oficial indica chuva total de 381 a 762 mm, com picos locais de 1.016 mm, além de maré de tempestade  2,7 a 4,0 m nas áreas costeiras, o que pode causar danos severos e avanço do mar sobre áreas urbanas.

A O Governo da Jamaica prepara uma rede de mais de 800 abrigos, muitos deles em escolas e centros comunitários, sob coordenação da ODPEM (defesa civil local).

As autoridades fecharam o Aeroporto Internacional Norman Manley (Kingston) desde a noite de sábado (25) e o Sangster (Montego Bay) desdeo meio-dia de domingo (26); companhias aéreas reportaram cancelamentos e reprogramações de voos.

Com ventos máximos de 298 km/h, Melissa é a tempestade mais forte do planeta em 2025 até agora, segundo dados compilados a partir do NHC. O fenômeno passou por intensificação extremamente rápida antes do impacto, elevando o potencial de destruição.

A  Jamaica nunca havia registrado um fenomêno acima de categoria 3. Em 1988, o furacão Gilbert atingiu a ilha como categoria 3, tornando-se o desastre mais destrutivo de sua história. Com Melissa, a ilha enfrenta seu episódio mais intenso nos registros.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.