Mundo

Hospital da Universidade de Tsinghua promete avanço na saúde com inteligência artificial

Sistema poderá atender até 10 mil pacientes em poucos dias

Escrito por Meon

21 OUT 2024 - 20H44 (Atualizada em 21 OUT 2024 - 22H05)

reprodução

A China, com seu legado na medicina, está prestes a revolucionar o setor com a tecnologia. Após o sucesso do programa dos “médicos de pés descalços” no século 20, a Universidade de Tsinghua, em Pequim, está criando um hospital totalmente administrado por inteligência artificial.

Nomeado “Agent Hospital”, o projeto é liderado pelo pesquisador Liu Yang e já passou por seis meses de testes e pesquisas. A expectativa é que o sistema de IA seja capaz de atender até 10 mil pacientes em poucos dias, um número que levaria cerca de dois anos para ser alcançado por médicos humanos.

Durante os testes, os “médicos de IA” demonstraram uma precisão impressionante de 93,06% em diagnósticos, com base no banco de dados MedQA, que utiliza questões do exame de licenciamento médico dos EUA. A simulação abrangeu todas as etapas do atendimento, desde a consulta inicial até o diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

A equipe inicial do hospital contará com 14 médicos virtuais e 4 enfermeiros digitais. Enquanto os médicos de IA serão responsáveis pelo diagnóstico e pela formulação de planos de tratamento, os enfermeiros virtuais fornecerão suporte diário aos pacientes.

Além disso, essa inovação permitirá que estudantes de medicina realizem treinamentos práticos sem colocar em risco a saúde de pacientes reais. Segundo Liu, isso contribuirá para formar “médicos altamente capacitados”.

O hospital também oferecerá serviços de telemedicina, com potencial para atender milhares, podendo até escalar para milhões de casos, ampliando o acesso aos cuidados de saúde.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.