Mundo

Irã esvaziou central nuclear antes de ataque dos EUA

Relatórios da Inteligência apontam que urânio foi retirado de Fordow

Escrito por Meon

26 JUN 2025 - 20H30

reprodução

O estoque de urânio enriquecido do Irã, usado em seu programa nuclear, não estava mais na central de Fordow no momento dos ataques realizados pelos Estados Unidos no último fim de semana. A informação foi revelada por agências de inteligência europeias e publicada nesta quinta-feira (26) por veículos da imprensa internacional.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

De acordo com essas fontes, o material foi redistribuído para outras instalações iranianas dias antes dos bombardeios. Com isso, o estoque de aproximadamente 408 quilos de urânio altamente enriquecido — em nível próximo ao necessário para fabricação de armas nucleares — permanece praticamente intacto.

Fordow é uma das principais instalações nucleares do Irã, localizada no subsolo de uma área montanhosa e considerada estratégica justamente por sua resistência a ataques. Entre os países com capacidade militar de atingir o local, os Estados Unidos são os únicos apontados como capazes de realizar esse tipo de ofensiva com precisão.

+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI

Após a repercussão da notícia, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou que o Irã tenha removido o urânio da central antes do ataque e disse que as informações não procedem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.