O Exército de Israel iniciou uma nova ofensiva terrestre em Gaza nesta quarta-feira (19), recapturando parcialmente o Corredor Netzarim, uma área estratégica que divide o território ao meio. A ação acontece um dia depois de Israel realizar bombardeios aéreos que quebraram um cessar-fogo de dois meses com o Hamas. A ofensiva foi descrita como uma medida para expandir a zona de segurança e criar uma proteção entre o norte e o sul de Gaza.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Israel justificou a retomada das hostilidades, acusando o Hamas de se recusar a libertar reféns e de não aceitar as tentativas de mediação. O grupo militante, por sua vez, responsabilizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pela violação unilateral do acordo de trégua, colocando os reféns em risco.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) explicaram que as atividades terrestres foram concentradas no centro e sul de Gaza, com um foco específico na ampliação do controle sobre o Corredor Netzarim. O Hamas, em resposta, denunciou a ofensiva como uma grave violação do cessar-fogo e reafirmou seu compromisso com o acordo assinado com Israel em janeiro.
O cessar-fogo de janeiro havia levado à retirada de Israel do Corredor Netzarim, permitindo que centenas de milhares de palestinos retornassem às suas casas no sul da Faixa de Gaza, após meses de bombardeios israelenses. Contudo, mesmo após a trégua, forças militares estrangeiras mantiveram postos de controle ao longo do corredor.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Na terça-feira (18), os bombardeios israelenses resultaram em mais de 400 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, tornando o dia um dos mais mortais desde o início do conflito. A escalada das hostilidades coloca ainda mais pressão sobre o frágil cessar-fogo e agrava a situação humanitária no enclave.
Tamoios terá operação Pare e Siga para passagem de carga especial
Haverá interdição da Serra Antiga
Eleição do papa Leão XIV é celebrada pelo Santuário de Aparecida
Robert Prevost já visitou o Brasil duas vezes
Preço da cesta básica sobe em 15 capitais
Alimentos como café, batata e tomate puxaram alta registrada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.