Mundo

Lula fará reunião com Brics para definir reação ao tarifaço de Trump

Brasil e Índia estão entre os países mais afetados

Escrito por Meon

03 SET 2025 - 16H30

reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, na próxima segunda-feira (8), de uma reunião virtual com líderes do Brics para discutir uma resposta conjunta ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Brasil e Índia foram os países mais penalizados, com sobretaxas de 50% sobre importações.

Nas últimas semanas, Lula intensificou contatos com chefes de Estado em busca de apoio contra a política tarifária norte-americana. O petista já conversou com os presidentes da China, Xi Jinping; da Rússia, Vladimir Putin; da França, Emmanuel Macron; além do premiê indiano, Narendra Modi. Também recebeu lideranças do Panamá, Equador e Nigéria.

Em julho, durante a cúpula do Brics, os membros do bloco divulgaram uma declaração criticando o aumento indiscriminado de tarifas e o protecionismo comercial, sem citar diretamente os EUA. No dia seguinte, Trump intensificou as ameaças de tarifas aos países do grupo.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.