Mais de mil mortos em terremoto em Mianmar

Abalos sucessivos causam destruição em várias regiões e mobilizam ajuda internacional

Escrito por: Da redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar na sexta-feira (28), deixando mais de mil mortos e milhares de feridos. O tremor inicial foi seguido por um forte abalo secundário de 6,4, agravando os danos e levando seis regiões a declararem estado de emergência. O impacto também foi sentido na Tailândia, onde um arranha-céu desabou em Bangcoc, resultando em mortes e desaparecidos.

+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Em Mandalay, diversos prédios foram destruídos, incluindo um importante mosteiro. Na capital, Naipidau, equipes de resgate trabalham na remoção de vítimas sob os escombros. Diante da tragédia, o governo de Mianmar emitiu um apelo urgente por doações de sangue para atender os feridos.

O desastre mobilizou uma resposta global. A Rússia enviou aeronaves com equipes de resgate e suprimentos médicos, enquanto a Índia despachou especialistas em busca e salvamento, além de itens essenciais para os desabrigados. A Malásia também anunciou o envio de um grupo de apoio, e as Nações Unidas destinaram US$ 5 milhões para ações emergenciais.

+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI

Outros países estão prontos para auxiliar. Hong Kong expressou solidariedade e confirmou o envio de socorristas, enquanto Taiwan mantém uma equipe de resgate em prontidão. O número de vítimas ainda pode aumentar, e as operações de busca continuam em ritmo intenso.

Tags:destaquerotativoPublicado em: