Mundo

Meta enfrenta processo que acusa empresa de eliminar concorrência

Entenda o caso

Escrito por Meon

13 NOV 2024 - 18H50 (Atualizada em 13 NOV 2024 - 21H42)

Foto: Reprodução

A Meta, gigante das redes sociais que opera o Facebook, enfrentará um processo legal movido pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC). A agência acusa a empresa de usar aquisições estratégicas para eliminar a concorrência e consolidar seu monopólio no mercado de mídias sociais. Especificamente, a FTC alega que o Facebook comprou o Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014 por valores muito altos, não para expandir seus serviços, mas para suprimir possíveis competidores no setor.

O juiz James Boasberg, que conduz o caso, rejeitou um pedido da Meta para encerrar o processo, permitindo que a investigação prossiga. A FTC argumenta que essas aquisições foram anticompetitivas e prejudicaram a inovação no ecossistema das redes sociais, ao impedir o surgimento de novas plataformas que pudessem desafiar o domínio do Facebook.

Boasberg permitiu que a acusação de "esmagamento da concorrência" fosse mantida no processo, mas descartou outra alegação da FTC, que afirmava que o Facebook havia restringido o acesso de desenvolvedores de aplicativos terceiros à sua plataforma. Além disso, o juiz também não aceitou a argumentação da Meta de que a compra do WhatsApp teria sido vantajosa para a empresa no enfrentamento de gigantes como a Apple e o Google.

Essa decisão é um importante marco no processo, que pode resultar em sérias consequências para a Meta, caso a FTC consiga provar que a empresa usou práticas anticompetitivas para reforçar sua posição dominante no mercado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.