Mundo

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência na Colômbia, aos 39 anos

Político foi baleado durante discurso no dia 7 de junho

Escrito por Meon

11 AGO 2025 - 09H00

Reprodução

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, morreu nesta segunda-feira (11), aos 39 anos, dois meses após ter sido baleado durante um ato de campanha em Bogotá.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O político estava internado desde 7 de junho na clínica Fundación Santa Fe, onde passou por múltiplas cirurgias e permaneceu em estado crítico na maior parte do tempo. Nas últimas semanas, chegou a apresentar sinais de melhora, mas sofreu uma hemorragia no sistema nervoso central no início de agosto, o que agravou seu quadro e levou à morte.

Uribe foi atingido por disparos enquanto discursava no bairro de Modelia, em Fontibón, região oeste da capital. Segundo as autoridades, o ataque foi cometido por um adolescente, inicialmente identificado como tendo 14 anos, que foi detido no local. Investigações apontam que o crime teria sido encomendado por um homem conhecido como “El Costeño”, já preso, e ao menos seis pessoas foram detidas por envolvimento no caso.

A morte provocou grande comoção na Colômbia e reacendeu o debate sobre a escalada da violência política no país, especialmente a menos de um ano das eleições presidenciais. Diversas lideranças políticas, incluindo ex-presidentes, manifestaram pesar e repúdio ao atentado. Miguel Uribe era neto do ex-presidente Julio César Turbay e filho da jornalista Diana Turbay, morta em 1991 durante um sequestro atribuído ao narcotráfico.

Figura de destaque da direita colombiana, com formação pela Universidade de Los Andes e pela Universidade Harvard, Uribe iniciou a carreira pública como secretário de Governo de Bogotá e era senador desde 2022. Ele deixa esposa, um filho de quatro anos e três enteadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.