Premier italiano deseja “bom trabalho” a Donald Trump
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, parabenizou hoje (9) o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e desejou "bom trabalho" ao novo líder da Casa Branca. As informações são da agência Ansa. "O mundo saúda a eleição de Trump. Em nome da Itália, eu o parabenizo e desejo um bom trabalho, convicto de

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, parabenizou hoje (9) o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e desejou “bom trabalho” ao novo líder da Casa Branca. As informações são da agência Ansa.
“O mundo saúda a eleição de Trump. Em nome da Itália, eu o parabenizo e desejo um bom trabalho, convicto de que a amizade permanecerá forte e sólida”, disse o premier.
Muito próximo de Barack Obama, Renzi fez diversas manifestações públicas a favor da candidata derrotada Hillary Clinton.
Hoje, ele reconheceu que a eleição do magnata gerou “um fato político novo que, junto com outros, [eles] demonstram que nós estamos em uma nova temporada” da política mundial.
Pouco antes de Renzi, o ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni, foi menos otimista. Ressaltando a surpresa pela eleição do republicano, ele destacou os desafios entre as duas nações.
Amizade sólida é destacada
“A Itália continuará com a amizade e a colaboração com os Estados Unidos, essas coisas não mudam. Assim como não muda a nossa contrariedade com o protecionismo e com as portas fechadas. Não vamos mudar os fundamentos da nossa política externa e colaboraremos com os EUA”, disse Gentiloni à rádio Anch’io.
Ao ser questionado sobre como a Europa reagirá ao governo Trump, o chanceler falou que o velho continente “deve fazer a sua parte”. “Nós, como governo italiano, vamos focar na colaboração internacional, na abertura do comércio, com a rejeição dos fechamentos e egoísmos e, nessa linha, andaremos à frente”, ressaltou.
Gentiloni afirmou que é preciso compreender que “as dificuldades econômicas” que causaram problemas para “uma parte dos cidadãos norte-americanos” foram cruciais para a eleição do republicano.
Quem também se manifestou sobre as eleições norte-americanas foi a alta representante para Relações Exteriores e Segurança da União Europeia, a italiana Federica Mogherini. “Os laços entre União Europeia e Estados Unidos são mais profundos do que qualquer mudança política. Continuaremos a trabalhar juntos, redescobrindo a força da Europa”, escreveu Mogherini em sua conta no Twitter.
Posts Relacionados

Casa Branca publica que os EUA “nunca serão um país comunista” durante eleições americanas

Crise do Ueno Bank leva protestos a Assunção e abala governo de Santiago Peña no Paraguai

Primeiro papa a votar nos EUA: Leão XIV envia cédula pelo correio para a eleição desta terça
