Mundo

Putin e Trump apertam as mãos ao desembarcarem no Alasca

Líder dos EUA espera conseguir cessar-fogo na Ucrânia

Escrito por Meon

15 AGO 2025 - 16H20 (Atualizada em 15 AGO 2025 - 16H25)

Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou ao Alasca nesta sexta-feira (15) para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Este é o sétimo encontro entre os dois líderes e o primeiro desde o início do atual mandato de Trump. A recepção incluiu tapete vermelho até um palco com o letreiro “Alasca 2025”, ladeado por caças F-22 Raptor.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Inicialmente, a reunião estava prevista apenas entre Putin e Trump, mas a Casa Branca anunciou a participação de outras autoridades, sem detalhar o motivo da mudança. O principal tema das discussões será a guerra na Ucrânia, com possibilidade de negociação para um cessar-fogo. Também podem entrar na pauta um acordo sobre armas nucleares e cooperação econômica.

Trump afirmou que espera um compromisso imediato de Putin para encerrar os combates, mas indicou que o encontro deve preparar terreno para uma segunda reunião, que poderá incluir o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A comitiva norte-americana conta com 16 autoridades, entre elas o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o diretor da CIA, Howard Lutnick. O enviado especial para a Ucrânia, Keith Kellogg, não participa da viagem. Pelo lado russo, integram a delegação o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o ministro da Defesa, Andrey Belousov. Lavrov chegou ao Alasca antes de Putin, vestindo um suéter com a inscrição “CCCP”, sigla em cirílico para “URSS”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.