Delegações da Rússia e da Ucrânia se reúnem nesta sexta-feira (16), em Istambul, na Turquia, para as primeiras negociações diretas de paz em mais de três anos. O encontro acontece em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
A reunião acontece no Palácio Dolmabahçe e conta com a mediação do ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, que defendeu a urgência de um cessar-fogo e destacou a importância de as conversas abrirem caminho para um encontro entre os líderes da Rússia e da Ucrânia.
As partes não mantinham conversas presenciais desde março de 2022, um mês após o início da invasão russa à Ucrânia. Apesar da retomada do diálogo, as expectativas de um avanço significativo são cautelosas, especialmente após Trump afirmar que um progresso real só será possível com uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
O presidente americano sinalizou, nesta sexta-feira, que pretende se encontrar com Putin “assim que pudermos marcar uma reunião”, mantendo a esperança de destravar as negociações.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
Hakan Fidan ressaltou que a Turquia seguirá atuando como mediadora para facilitar o diálogo e promover uma solução diplomática para o conflito, reforçando que a disposição das partes em negociar já representa um passo importante.
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 100 milhões
Próximo sorteio será na terça-feira (20)
Mulher que mandou bilhete pelo filho conta a rotina de violência
Vítima de 23 anos vivia sob muita violência
Filhos do genro de Mano Menezes morrem em acidente no RS
Maria Sophia e Arthur Dumoncel tinham 16 e 9 anos, respectivamente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.