O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy chegou na manhã desta terça-feira (21) à prisão de La Santé, em Paris, para cumprir pena de cinco anos de reclusão por conspiração e arrecadação ilegal de fundos de campanha vindos da Líbia.
Sarkozy deixou sua casa por volta das 4h15 (horário de Brasília) acompanhado da esposa, Carla Bruni, e chegou ao presídio cerca de 20 minutos depois. Condenado no fim de setembro, o ex-presidente foi colocado em cela individual de 9 a 12 m², com chuveiro privativo, TV e telefone fixo. Seu advogado já protocolou pedido de liberdade, e Sarkozy afirmou que pretende escrever sobre o período na prisão.
“Não tenho medo da prisão. Vou manter minha cabeça erguida, inclusive nos portões da prisão”, declarou ele ao jornal La Tribune Dimanche. Em comunicado divulgado nas redes sociais, reforçou sua inocência: “Não é um ex-presidente que está sendo preso, é um inocente.”
A Justiça francesa o considerou culpado de conspirar com assessores para organizar o financiamento irregular de sua campanha em 2007, com recursos do então ditador líbio Muammar Kadhafi. Ele, porém, foi absolvido de receber pessoalmente os valores.
A prisão de Sarkozy encerra uma série de batalhas judiciais que se arrastam há mais de uma década. O ex-presidente recorreu da decisão, mas pela gravidade da sentença, precisa permanecer preso enquanto o recurso é analisado.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: City Tour terá três roteiros em comemoração à Semana da Asa
Visitações acontecem nesta quinta-feira (23) e sábado (25)
Campos do Jordão registra frio mais intenso para outubro em pelo menos 10 anos
Com geada, a cidade teve temperatura mínima de 3,2ºC nesta terça-feira (21)
Confronto em Caçapava deixa dois mortos e policial ferido
Ação foi tratada como "tribunal do crime"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.