A Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para adquirir 45 jatos E195-E2 da Embraer, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais — a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996. Este acordo histórico apoia a estratégia de longo prazo para a renovação de frota da SAS, que se concentra em aumentar a eficiência, reduzir as emissões e gerando futuras oportunidades de crescimento a partir de seu hub global em Copenhague, na Dinamarca.
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões.
“Este é um momento decisivo para a SAS”, afirma Anko van der Werff, Presidente & CEO da SAS. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões. Dedicamos tempo para tomar a decisão correta — e este grande investimento reflete nossa confiança no futuro e a força do acordo que garantimos.”
O E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa. O porte e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente da SAS e a estrutura de suas rotas, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea e custos mais baixos por voo.
Construído para o futuro da aviação sustentável
“O E2 é central na nossa estratégia de construir uma frota moderna, eficiente e de forte desempenho. O jato possibilita o serviço em mais rotas com menos emissões e custos, com uma experiência de alto nível para nossos passageiros”, acrescenta Van der Werff. “Estamos definindo o curso para o próximo capítulo da SAS em parceria com a Embraer”.
A família de aeronaves E2 opera comprovadamente com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e é certificada para voar com blends de até 50% de SAF.
"Estamos muito satisfeitos em aprofundar nossa parceria com a SAS por meio deste acordo histórico. O E2 é o jato de corredor único mais silencioso disponível hoje, além de ser 29% mais eficiente em combustível e com uma redução de 62% na pegada de ruído em relação ao jato da geração anterior.
O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos arrojados de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Impulsionado pelos avançados motores geared turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com aeronaves de geração anterior. A nova frota ajudará a reduzir a pegada ambiental da SAS e reforçará sua posição de liderança na redução do impacto climático da aviação.
Este pedido marca mais um passo na transformação da SAS com foco no futuro, apoiando uma frota modernizada e uma experiência de viagem aprimorada. A SAS continua a fortalecer a sua malha aérea global e seu alcance internacional, enquanto melhora a conectividade entre centros regionais e destinos globais por meio de operações mais integradas e sustentáveis.
Esta encomenda foi facilitada com o apoio da Skyworks Holding.
A SAS foi classificada recentemente como a companhia aérea mais pontual do mundo*, comprovando o compromisso com a excelência e a confiabilidade de suas operações.
*SAS classificada em 1º lugar mundialmente entre 660 companhias aéreas, em desempenho de pontualidade, maio de 2025 (fonte: Cirium).
Formiga Digital chega a São José com foco em marketing estratégico e resultados reais
Agência premiada chega à RMVale com atendimento personalizado para empresas
INSS pode começar a devolver descontos ilegais a aposentados
Proposta prevê ressarcimento integral com correção
Hacker invade sistema e rouba mais de R$ 1 bilhão
Ataque à C&M Software pode ter causado o maior prejuízo cibernético da história do Brasil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.