Por Conteúdo Estadão Em Mundo

Síria: rebeldes e Exército disputam cidade costeira

Os rebeldes sírios e as forças do governo entraram em confronto pelo controle de outra cidade costeira na província de Latakia nesta quarta-feira, à medida que combatentes da oposição tentavam lentamente avançar no reduto da facção minoritária alauíta do presidente Bashar Assad, depois de tomarem uma passagem de fronteira e a sua primeira faixa costeira desde o início do levante, há três anos.

O confronto na cidade de Qastal Maaf ocorre após um ataque que começou no sábado na província de Latakia por um conjunto de rebeldes de grupos conservadores e islâmicos, incluindo o afiliado à Al-Qaeda Fronte Nusra. A província é o local de origem da família de Assad e da facção alauíta, uma ramificação xiita que é um dos principais pilares de apoio do governo.

Rebeldes esperavam que os confrontos atrairiam mais soldados sírios para a área, aliviando a pressão sobre combatentes da oposição que foram gravemente enfraquecidos no restante do país, disse um ativista em Latakia que se identificou como Mohammed Abu al-Hassan.

Qastal Maaf representa um pequeno avanço para os rebeldes. A cidade fica a cerca de 16 quilômetros da passagem de fronteira de Kassab, que já havia sido tomada pelos rebeldes, cortando uma das últimas ligações do governo Assad com a vizinha Turquia. O local também está próximo da faixa costeira rochosa da aldeia de Samra, que foi tomada pelos rebeldes na terça-feira - o seu primeiro pequeno ponto de apoio no Mediterrâneo desde que o levante sírio começou, em março de 2011. Fonte: Associated Press.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.