Mundo

Sistema de GPS de avião de chefe da UE é desativado no ar

Desativação ocorreu por suposta interferência russa

Escrito por Meon

01 SET 2025 - 10H15 (Atualizada em 01 SET 2025 - 10H22)

reprodução

O avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para a Bulgária teve seu sistema de GPS bloqueado durante o voo no domingo (31). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1º) pela União Europeia, que levantou suspeitas de interferência russa.

Segundo a porta-voz da UE, Arianna Podesta, o incidente foi relatado pelas autoridades búlgaras, que classificaram a ação como uma interferência “descarada”.

“Podemos confirmar que houve bloqueio de GPS, mas o avião pousou em segurança na Bulgária. Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que isso se deveu a uma interferência russa”, declarou Podesta.

Pilotos pousaram com mapas de papel

De acordo com o jornal britânico Financial Times, a aeronave perdeu os sistemas eletrônicos de navegação durante a aproximação ao aeroporto de Plovdiv, na região central da Bulgária.

Os pilotos precisaram circular o aeroporto por cerca de uma hora antes de aterrissar, utilizando mapas de papel para guiar o pouso.

Uma autoridade do aeroporto declarou ao jornal que “todo o sistema de GPS da área saiu do ar” e classificou o episódio como “interferência inegável”.

A Autoridade de Serviços de Tráfego Aéreo da Bulgária também confirmou o incidente.

Posicionamento da Rússia

Até a última atualização desta reportagem, o governo russo não havia feito uma declaração oficial. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, negou ao Financial Times qualquer envolvimento da Rússia no bloqueio do sistema de navegação.

Contexto geopolítico

A Bulgária não faz fronteira terrestre com a Rússia, mas ambos os países são banhados pelo Mar Negro.

A península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente pela Rússia em 2014, está a cerca de 400 quilômetros do território búlgaro.

O episódio acontece em meio a um cenário de crescente tensão na região, marcado pela guerra na Ucrânia e relatos de ações de guerra eletrônica.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.