Levantamento divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) mostra que 44,6% das exportações brasileiras em valores ficaram fora do tarifaço de 50% imposto pelo governo de Donald Trump contra o Brasil.
O estudo considerou cerca de 700 exceções, entre elas produtos como aviões, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro, que continuarão a pagar a tarifa de até 10% definida em abril.
De acordo com o Mdic, as medidas anunciadas no dia 30 incidirão diretamente sobre 35,9% das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Há ainda 19,5% das vendas sujeitas a tarifas específicas, que foram adotadas com base em argumentos de segurança nacional, incluindo autopeças e automóveis de todos os países, que pagam 25% desde maio.
Os setores de aço, alumínio e cobre também são taxados em 50%, porém estão incluídos nos 19,5% das exportações sujeitas a tarifas específicas, já que as medidas foram definidas em fevereiro e entraram em vigor em março.
Somando as exportações excluídas do tarifaço (44,6%) com aquelas que pagam tarifas específicas (19,5%), 64,1% dos produtos brasileiros mantêm condições de concorrência semelhantes às de outros países no mercado estadunidense.
O levantamento preliminar do Mdic, baseado nas exportações brasileiras para os EUA em 2024, destaca que produtos em trânsito para os Estados Unidos não sofrerão impactos pelas tarifas adicionais, conforme decisão emitida em 30 de julho que prevê isenção para mercadorias embarcadas até sete dias após a ordem executiva.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, o governo brasileiro aguarda esclarecimentos sobre possíveis especificações de produtos fora da lista de exceções.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Prefeitura lança força-tarefa de poda em bairros Vista Verde e Morumbi
Ação preventiva começa na próxima semana nas zonas leste e sul para reduzir riscos e atender demandas dos moradores
Trump diz que Lula pode ligar a qualquer momento
Presidente dos EUA abre caminho para diálogo, mas mantém críticas a tarifas
8ª edição do Festival FELINO começa neste sábado (2)
Evento aconte até 26 de agosto em todo Litoral Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.