Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão para Putin

Além do presidente russo, uma funcionária do governo também é acusada por crimes de guerra

Escrito por: Meon Redação1 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Na sexta-feira (17), juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia emitiram mandados de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin e o comissário russo para os Direitos da Criança, Alexeyevna Lvova-Belova, por crimes de guerra em áreas ocupadas da Ucrânia.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI concluiu que os dois acusados ​​eram responsáveis ​​pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia, de acordo com um comunicado do TPI.

Desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia é acusada por organizações não-governamentais, Kiev e até mesmo uma investigação das Nações Unidas de seqüestrar crianças de regiões ucranianas tomadas pelo exército do país e levá-las a centros de “reeducação” na Rússia. território.

O próprio Kremlin admitiu ter enviado jovens ucranianos para a Rússia, mas afirma que eles são órfãos. A decisão foi chamada de “sem sentido” pela Rússia, enquanto Kiev a comemorou. O TPI não é reconhecido pela Rússia.

Tags:destaquerotativoPublicado em: