Mundo

Trump fala em “partilha de territórios” na Ucrânia

Rússia sinaliza encontro com Zelensky

Escrito por Meon

19 AGO 2025 - 14H30

Reprodução

Donald Trump afirmou nesta terça-feira (19) que a paz na Ucrânia pode passar por uma partilha dos territórios ocupados pela Rússia, após reunião com Volodymyr Zelensky e líderes europeus em Washington. Em entrevista à Fox News, o presidente dos EUA disse que Kiev ficará “com muito território”, mas não especificou quais regiões. Zelensky, por sua vez, insiste que não aceitará ceder nenhuma parte do país.

Trump disse ainda não ter certeza se Vladimir Putin aceitará um acordo, afirmando que “nas próximas semanas” ficará claro se o presidente russo está disposto a encerrar o conflito. O líder americano declarou também que mantém uma relação “calorosa” com Putin, mas que a Rússia enfrentará uma “situação difícil” caso não avance nas negociações.

O chanceler Sergei Lavrov sinalizou que Moscou pode negociar diretamente com Zelensky e até abrir mão de parte das áreas ocupadas, desde que o tratado traga também garantias de segurança para a Rússia. Segundo ele, “a Rússia nunca quis só territórios”.

Enquanto isso, a União Europeia pressiona por um compromisso sólido de defesa para a Ucrânia, em modelo semelhante ao Artigo 5 da Otan, que prevê defesa mútua em caso de ataque. Trump, porém, indicou que as garantias não seguirão o mesmo padrão da aliança militar.

O presidente americano também anunciou que prepara uma reunião trilateral com Putin e Zelensky para avançar nas tratativas de paz. “Todos estão felizes com a possibilidade de paz para Rússia e Ucrânia”, escreveu Trump em sua rede social.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.