Um forte terremoto de magnitude 7 atingiu a costa da Califórnia nesta quinta-feira (5/12), gerando um alerta imediato de tsunami para a Baía de São Francisco e regiões costeiras próximas. O epicentro do tremor foi localizado a 63 km ao largo da cidade de Petrolia, no Condado de Humboldt, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo sísmico, que ocorreu às 10h44, no horário local, foi amplamente sentido em diversas partes da região, incluindo a área da baía, onde moradores relataram tremores intensos. Em resposta ao risco de tsunami, as autoridades enviaram alertas de emergência por meio de mensagens aos celulares dos habitantes, instruindo-os a se dirigirem imediatamente a áreas mais altas, longe da linha costeira.
As autoridades destacaram que a ameaça de ondas poderosas e correntes perigosas representa um risco real para as áreas afetadas, com possibilidade de inundações significativas. O alerta de tsunami abrangeu não apenas a Califórnia, mas também as costas do Oregon, com foco em uma área que vai de Davenport, próximo a Santa Cruz, até o limite de Douglas/Lane Line, no Oregon.
Embora o epicentro tenha sido na Califórnia, tremores menores também foram registrados no Havaí, a mais de 3.000 km de distância. Segundo as autoridades americanas, o aviso de tsunami implica em uma ameaça de inundações perigosas que podem continuar por horas após a chegada da onda inicial.
Defesa Civil SP alerta para queda brusca de temperatura no fim de semana
RMVale deve ficar entre 15ºC e 20ºC
SJC: Parque Vicentina Aranha recebe Teatro Mamulengo
Programação cultural ocorre neste sábado (23)
Mais de 40 municípios de SP aderiram ao Progama Superação
Programa de combate a pobreza já investiu R$ 500 milhões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.