Em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que seu governo está trabalhando para organizar um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi dada na terça-feira (21), quando o líder ucraniano pediu mais comprometimento dos países europeus com a defesa do continente.
Zelensky destacou que as equipes diplomáticas estão em contato para viabilizar a reunião entre os dois presidentes. “O processo está em andamento e estamos trabalhando para fazer acontecer”, afirmou o presidente da Ucrânia. A reunião ganha relevância dado o posicionamento de Trump, que, ao reassumir a presidência dos Estados Unidos na segunda-feira (20/1), já havia manifestado sua intenção de encerrar rapidamente o conflito na Ucrânia, embora sem fornecer detalhes de como isso seria feito.
O presidente ucraniano também se posicionou firmemente contra os critérios da Rússia para diminuir significativamente o tamanho das forças armadas da Ucrânia. Segundo Zelensky, o presidente russo, Vladimir Putin, busca reduzir o exército ucraniano a um quinto de seu atual contingente, o que, segundo o ucraniano, não será permitido.
Além disso, Zelensky defendeu uma postura mais independente da Europa em relação à segurança. Para ele, a região deve ser capaz de se proteger sem depender exclusivamente dos Estados Unidos, especialmente diante de ameaças como uma possível aliança entre Rússia e Irã. “A Europa precisa saber se defender sozinha”, declarou o presidente ucraniano, ressaltando que a influência europeia sobre Washington tem diminuído.
São José abre inscrições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Interessados podem se inscrever até 28 de julho
Entregador é agredido após tentar cobrar cliente em Caraguá
Imagens da situação circularam pela internet
SJC: Domingo no Parque terá atrações durante todo mês de julho
Evento começa neste domingo (6)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.