A União Europeia e a Argentina suspenderam temporariamente a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. O foco foi identificado na última quinta-feira (15), em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. A China já havia anunciado a suspensão no mesmo dia.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Segundo o Ministério da Agricultura, não há risco no consumo de carne ou ovos. “O risco não está no consumo humano, mas na possibilidade de contaminação de outros plantéis comerciais”, explicou o ministro Carlos Fávaro.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. China, Emirados Árabes e Japão estão entre os principais compradores do produto brasileiro. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirma que o país seguirá os protocolos sanitários acordados com cada parceiro internacional.
O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira, detalhou que o próprio Brasil interrompe as exportações automaticamente em casos como esse, conforme os acordos firmados com os países importadores. “É uma forma de manter a confiança do mercado internacional”, disse.
Para mercados como Japão e Emirados Árabes, os bloqueios são regionais – restritos ao município, estado ou raio afetado. Já a Argentina anunciou a suspensão geral das compras, sem informar se seguirá um critério mais restrito.
+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI
De acordo com o Ministério, passados 28 dias da desinfecção da granja, o Brasil poderá se declarar livre da gripe aviária em granjas comerciais, caso nenhum novo foco seja identificado – conforme as regras da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Esse é o primeiro caso da doença em uma granja comercial brasileira. Os registros anteriores ocorreram apenas em aves silvestres ou criações de subsistência. Por precaução, o Brasil já havia decretado emergência zoossanitária em 2023.
Nos Estados Unidos, surtos recentes da doença impactaram fortemente o setor, elevando o preço dos ovos e provocando a morte de milhares de aves – cenário que impulsionou as importações do frango brasileiro.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.