Mundo

Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Ele é o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos EUA

Escrito por Bruna Guedes

05 NOV 2025 - 10H00 (Atualizada em 05 NOV 2025 - 10H09)

Getty Images

O democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, foi eleito prefeito de Nova York nesta terça-feira (4), segundo projeções da imprensa americana. A vitória marca um momento histórico: Mamdani é o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos Estados Unidos.

Com 90% das urnas apuradas, ele liderava a disputa com 50,4% dos votos, à frente do ex-governador Andrew Cuomo (41,6%) e do republicano Curtis Sliwa (7,1%), segundo a Associated Press, que projetou sua vitória.

A eleição representa também uma derrota política para o ex-presidente Donald Trump, que havia pedido votos contra Mamdani e ameaçado cortar verbas federais para a cidade caso o democrata fosse eleito.

Nascido em Uganda, filho de mãe indiana e pai ugandês, Mamdani se mudou para os Estados Unidos ainda na infância. Deputado estadual desde 2021, ele construiu uma imagem de político progressista e próximo dos movimentos sociais, com pautas voltadas à redução do custo de vida, moradia acessível e investimento em serviços públicos.

“Se tem alguém que pode mostrar para uma nação traída por Trump como o derrotar, esse alguém é a cidade que o criou: Nova York”, declarou Mamdani em seu discurso da vitória.

Entre suas principais propostas estão o congelamento do valor dos aluguéis — cujo preço médio na cidade ultrapassa US$ 4 mil mensais —, a criação de creches públicas e supermercados populares financiados pelo governo.

Durante a campanha, Mamdani também defendeu mudanças na política habitacional, ampliação do transporte público e criticou os altos custos urbanos de Nova York, o que lhe rendeu apoio de jovens eleitores e imigrantes.

Em sua trajetória, o novo prefeito também se destacou por discursos em defesa da Palestina e críticas aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, temas que dividiram opiniões dentro do Partido Democrata. Setores mais conservadores o classificam como “muito à esquerda”, mas o ex-presidente Barack Obama teria lhe telefonado para parabenizar pela campanha, mesmo sem declarar apoio público.

Mamdani assume o comando da cidade em 1º de janeiro de 2026, tornando-se o prefeito mais jovem de Nova York desde o século 19.

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Guedes, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.