Na pior partida da Copa, Irã e Nigéria ficam no 0 a 0
Uma hora iria acontecer: o primeiro empate, a primeira partida sem gols, o primeiro jogo ruim. Tudo isso no 0 a 0 entre Irã e Nigéria, nesta segunda-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Grupo F da Copa do Mundo. Campeões africanos no ano passado, os nigerianos jogaram muito aquém da expectativa, criaram poucas chances de gol e se…


Lance da partida entre Nigéria e Irã
Getty Images/Portal da Copa
Uma hora iria acontecer: o primeiro empate, a primeira partida sem gols, o primeiro jogo ruim. Tudo isso no 0 a 0 entre Irã e Nigéria, nesta segunda-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelo Grupo F da Copa do Mundo. Campeões africanos no ano passado, os nigerianos jogaram muito aquém da expectativa, criaram poucas chances de gol e se complicaram na disputa pela segunda colocação da chave, que deverá se dar contra a Bósnia-Herzegovina. A Argentina é a favorita.
Diferente dos demais 12 jogos da Copa até aqui, Irã e Nigéria não levaram grandes torcidas à Arena da Baixada. Assim, a camisa da seleção brasileira era a mais vista no estádio, que ficou lotado no seu primeiro jogo no Mundial. Os torcedores, porém, se irritaram com o fraco nível técnico do jogo e vaiou em diversos momentos.
Os dois times voltam a jogar neste sábado. O Irã vai tentar segurar Messi e as dezenas de milhares de torcedores argentinos que são esperados no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto que a Nigéria faz jogo vital para a classificação contra a Bósnia-Herzegovina, na Arena Pantanal, em Curitiba.
O JOGO – Com jogadores mais experientes internacionalmente e jogando nas grandes ligas europeias, a Nigéria chegou à partida como favorita. Assim, era, desde o início, a responsável por ditar o seu ritmo, impor seu estilo de jogo. E fez isso buscando jogadas pelas pontas, em uma tentativa de fazer a bola chegar até Emenike, seu homem de área.
Foi o atacante quem, aos 8 minutos, criou a primeira boa chance da partida. Caiu pela esquerda, passou como quis pela marcação e cruzou. A zaga tirou e o rebote chegou para Onazi, mas o chute do meia passou à direita da trave.
Dominando a posse de bola, a Nigéria, porém, tinha poucas oportunidades de gol. O Irã, fechadinho atrás, nem isso. Tanto que o jogo se desenrolou morno até o fim do primeiro tempo. A monotonia só foi quebrada duas vezes: quando Musa surpreendeu e bateu uma falta de longe direto para o gol e quase pegou Haghighi de surpresa e no cabeceio perigoso de Ghooch, que Enyeama pegou no rebote. Foi a única finalização do Irã em todo a primeira etapa, contra cinco dos nigerianos.
O segundo tempo não foi diferente. O técnico Stephen Keshi até tentou trocar o discreto Moses por Ameobi, mas a Nigéria continuava sem conseguir transformar o domínio territorial do meio de campo em chances de gol. Do outro lado, o Irã mantinha o mesmo esquema tático, com Ghoochannejhad isolado.
O futebol chato apresentado pelos dois times já havia rendido vaias na saída para o intervalo, mas a irritação da torcida ficou ainda mais nítida a medida que o tempo passava no segundo tempo. Em contrapartida, talvez como um incentivo para que o Irã abrisse o jogo, os torcedores apoiavam cada vez mais as investidas dos asiáticos.
Na base da disposição, o jogo até melhorou – tanto que as vaias diminuíram. Do ponto de vista técnico, porém, a partida continuava sofrível. No finalzinho, a Nigéria tentou salvar o jogo. Pelo alto, ameaçou das vezes, mas a zaga do Irã foi precisa e tirou.
FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 x 0 NIGÉRIA
IRÃ – Alireza Haghighi; Hosseini, Montazeri, Sadeqi e Heydari (Masoud); Pooladi, Timotian, Hajsafi, Nekounam e Dejagah (Alireza); Ghoochannejhad. Técnico: Carlos Queiróz.
NIGÉRIA – Enyeama; Ambrose, Oboabona (Yobo), Omeruo e Oshaniwa; Onazi, Obi Mikel, Musa, Moses (Ameobi) e Azeez (Odemwingie); Emenike. Técnico: Stephen Keshi.
CARTÃO AMARELO – Timotian (Irã).
ÁRBITRO – Carlos Vera (Fifa/Equador).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 39.081 pessoas.
LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).























LEIA TAMBÉM:
#CopaMeon: envie seu amor e sua torcida para a seleção brasileira
Acompanhe a tabela de jogos da Copa 2014
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
