Pane em sistema da Sabesp deixa Ilhabela sem água por 12 horas
Empresa diz que problema foi provocado por oscilação de energia elétrica


Vista geral de Ilhabela, arquipélago ficou sem água por cerca de 12 horas devido a um problema no sistema de bombeamento
Arquivo/Divulgação/PMI
Uma pane na estação de bombeamento de água de Ilhabela deixou o arquipélago sem água por cerca de 12 horas. O fornecimento foi interrompido no final da tarde de segunda-feira (31).
De acordo com a Sabesp, responsável pelo abastecimento no município, na manhã desta terça-feira (1º) o abastecimento estava normalizado em toda a ilha.
De acordo com a empresa, a pane foi provocada pela oscilação da energia elétrica, que teria desarmado a principal estação de bombeamento de água.
“Embora a Sabesp tem providenciado oito conjuntos geradores para essas situações, para entrar em operação, esses geradores necessitam de um pequeno interlavo, o que afeta ainda mais o abastecimento que já vem sendo dificultado dada o excesso de consumo de água”, informou a empresa, por meio de nota.
A empresa informou ainda quecolocou cinco caminhões pipa para atender a população durante o feriado pronlongado de Ano Novo, mas que o atendimento é prejudicado devido à grande quantidade de veículos e o intenso trânsito na ilha, que impediriam a circulação dos mesmos e o atendimento às solicitações.
Em casos de emergência, os pedidos podem ser feitos pela Central de Atendimento Telefônico, no número 0800 0550 195.
A Sabesp pede que moradores, veranistas e turistas façam uso racional da água. Confira abaixo dicas dadas pela empresa para economia de água:
– Tome banhos mais curtos;
– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
– Evite lavar o carro – caso seja inevitável, não utilize a mangueira; prefira um balde com água;
– O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal. Dê preferência à vassoura e um balde com água;
– Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
– Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.
Posts Relacionados


Fundhas promove palestra para jovens de São Francisco Xavier

Governo de SP abre 141 vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio Técnico no Vale do Paraíba

