Paratleta é exemplo de determinação na pista da CTI
Quem vê o sorriso estampado no rosto de Valdir Faustino dos Santos não imagina a história de superação que começou há vinte anos. Hoje, com 38 anos, faz parte da equipe ‘Esporte para Todos’ e três vezes por semana treina na pista da CTI. “O esporte mudou a minha vida completamente e abriu novos horizontes. […]

Quem vê o sorriso estampado no rosto de Valdir Faustino dos Santos não imagina a história de superação que começou há vinte anos. Hoje, com 38 anos, faz parte da equipe ‘Esporte para Todos’ e três vezes por semana treina na pista da CTI. “O esporte mudou a minha vida completamente e abriu novos horizontes. Não sei o que seria de mim sem ele”, disse o competidor.
Em 1994, quando tinha 18 anos de idade, Valdir sonhava em seguir carreira militar, mas, em 12 de fevereiro daquele ano, dois acidentes mudaram o destino do adolescente. Após mergulhar em uma praia de Trindade (RJ), bateu a cabeça na areia e sofreu uma lesão na coluna. Durante o socorro, foi encaminhado para um hospital em São Paulo, porém durante o percurso, a ambulância onde estava foi atingida por um ônibus e a lesão acabou se agravando.

Paratleta Valdir durante treinamento no campo da CTI em Taubaté
Jonas Barbetta/Top 10 Comunicação
“Quando conto essa história tem gente que até não acredita, mas é verdade. Foram dois acidentes de uma vez só. Durante três anos, seis meses e 17 dias fiquei internado no hospital. Os médicos falaram que eu tinha ficado tetraplégico e só iria conseguir mexer os olhos para o resto da minha vida”, lembrou.
Antes mesmo de deixar o hospital, Valdir contrariou os especialistas e recuperou os movimentos do pescoço e dos braços. Com a ajuda da fisioterapia, também conseguiu estimular a força do tronco e quebrou barreiras.
“Em 2010 iniciei no esporte e desde então nunca mais parei de praticar. Hoje sou especialista no paratletismo e natação”, ressaltou o competidor. “Ano passado foi satisfatório, porém poderia ter sido melhor. Junto com o apoio do meu professor Guto Nascimento, tenho certeza que esse ano vou conquistar o índice e quero representar o Brasil no mundial e paralimpíadas”, completou o campeão do estado de São Paulo.
São quinze medalhas de ouro, uma de bronze e uma de prata. Arremesso de peso, disco, dardo e natação estão na rotina de Valdir. Títulos dos Jogos Regionais, Jogos Abertos e Nacional fazem parte do currículo do esportista. Mas o que depender do Valdir, ainda é o começo de uma carreira que promete fazer sucesso.
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
