Paródias com personagens da Lava Jato integram ‘setlist’ do protesto
Lula, Dilma, Sérgio Moro e o ‘Japonês da Federal’ viram tema de música


Criatividade deu o tom das músicas que embalaram o protesto
João Pedro Teles/Meon
Paródias de marchinhas carnavalescas deram o tom da manifestação contra o governo Dilma Rousseff (PT) que aconteceu na tarde deste domingo (13) em São José dos Campos. Do caminhão de som, os clássicos da festa popular ganharam personagens relacionados à Operação Lava Jato.
Da união entre Carnaval e política, nasceram refrões que, em pouco tempo, já estavam na boca do povo que tomou as ruas do centro da cidade. Manifestantes entoavam em coro frases como: “Olha a roubalheira do PT/ quem paga é você/ quem paga é você”, em versão politizada de “Olha a cabeleira do Zezé”.
Lula, Dilma, PT, Sérgio Moro e o emblemático “Japonês da Federal” foram os preferidos nas músicas do setlist do impeachment. “Ai meu Deus, me dei mal/ bateu a minha porta o Japonês da Federal” foi outro hit que rapidamente caiu nas graças do público.
As “pérolas” da presidente Dilma também foram matéria-prima para os momentos zueira da manifestação. O famoso discurso sobre dobrar as metas, por exemplo, ganhou um celebrado remix durante o evento
“A lista de músicas veio de uma busca que fizemos na internet. A ideia era encontrar letras fáceis de cantar e ritmos que as pessoas se identificassem rapidamente”, explica o organizador da manifestação, Thomas Henrique Barbosa.
Gritos de guerra
Além das marchinhas, os tradicionais gritos de guerra das manifestações anteriores voltaram a inflamar os manifestantes. “Fora PT” e “Fora Dilma”, apesar de menos criativos, eram os campeões de repetição. “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro “ e “Chora petista, bolivariano, a corrupção está acabando” fecharam o arsenal de frases de efeito.
Posts Relacionados


Fundhas promove palestra para jovens de São Francisco Xavier

Governo de SP abre 141 vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio Técnico no Vale do Paraíba
