Patrulha Maria da Penha promove “aulão” de defesa pessoal
O “Aulão” será realizado no Parque Vicentina Aranha, no próximo dia 22

Em referência ao Agosto Lilás, mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de São José dos Campos vai intensificar as ações de proteção, informação e fortalecimento da autonomia feminina por meio da Patrulha Maria da Penha.
Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
No próximo dia 22 de agosto, haverá um “aulão” gratuito de defesa pessoal para mulheres, a partir das 7h30, no Parque Vicentina Aranha, na região central. O treinamento será aberto a todas as participantes acima de 18 anos que estiverem no parque e tiverem interesse.
Para participar é muito simples: basta fazer a inscrição no próprio local com as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). A aula é voltada à orientação prática, com o objetivo de oferecer noções básicas de prevenção, postura e técnicas de proteção, além de promover confiança, consciência corporal e segurança.
Outras ações e atividades voltadas para o público feminino também serão desenvolvidas por diversas secretarias municipais ao longo deste mês.
Recomendações para as participantes
- Use tênis confortável;
- Prefira roupas leves ou específicas para treino (como top por baixo de camiseta fechada na frente e calça legging);
- Leve sua garrafinha de água.
Agosto Lilás e a Patrulha Maria da Penha
O mês foi escolhido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que completa duas décadas neste ano.
Em São José dos Campos, a Patrulha foi criada pela Administração Municipal há 7 anos para apoiar e proteger mulheres vítimas de violência doméstica amparadas por medidas protetivas judiciais. Desde sua criação, em junho de 2019, o grupamento da GCM já atendeu 2.710 ocorrências e efetuou a prisão de 111 agressores por descumprimento de ordens judiciais.
Serviço
- Evento: Aulão Gratuito de Defesa Pessoal Feminina
- Data: Sábado, 22 de agosto de 2026
- Horário: A partir das 7h30
- Local: Parque Vicentina Aranha (Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana, São José dos Campos/SP)
- Inscrições: Gratuitas, no local do evento.
Posts Relacionados

Mulher de 33 anos morre após agressão por arma branca na Vila Tesouro, em São José

Homem é preso após agredir esposa na frente do filho em São José dos Campos

São José dos Campos entrega parque e área de lazer revitalizados na região sul
