PMs deixam as ruas para garantir segurança de presos na RMVale

Centenas de policiais militares são deslocados diariamente do trabalho de policiamento nas ruas para realizar escoltas de criminosos dos presídios para os fóruns e hospitais na RMVale. Para desonerar a polícia, SAP (Secretaria de Administração Penitenciaria) promete contratar agentes e devolver policias para as ruas.

Escrito por: Elaine Rodrigues3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140626_escolta_presos_pm_forum_flavio_pereira

PMs fazem escolta de presos no fórum de São José dos Campos

Flávio Pereira/Meon

Centenas de policiais militares são deslocados diariamente do trabalho de policiamento nas ruas para realizar escoltas de criminosos dos presídios para os fóruns e hospitais na RMVale.

Para desonerar a polícia, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciaria) promete contratar agentes e devolver policias para as ruas.

Considerada uma das regiões mais violentas no interior do estado, a RMVale vive diariamente esse remanejamento de policiais, o que pelo ponto de vista da própria Polícia Militar, é mais um ônus para a segurança pública.

Ao Meon, policiais militares que preferiram não ser identificados, contaram que ao invés de atuarem nas ruas, tem que passar dia e a noite parados, nas portas de quartos em hospitais. “São centenas de policiais que ficam para lá e para cá o dia todo levando presos para audiências, para atendimento em hospitais ou até mesmo para outros presídios, no caso de transferências, enquanto deveríamos estar na rua garantindo a segurança da população, damos segurança para os presos”, desabafa um dos militares.

Em nota, o comando da Polícia Militar na RMVale informa que a escolta é realizada há anos e gera sim um impacto na atividade operacional. A PM informa ainda que espera o redirecionamento dessa atividade para a SAP, com a qual a PM afirma ter colaborado dando treinamento aos futuros agentes. Contudo, a nota termina dizendo que ainda não há previsão de quando a escolta deve passar a ser feita pela SAP.

Outro lado
De acordo com a SAP, são necessários cerca de 4.500 AEVP (Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária) para realizar o trabalho diário que é feito hoje por policiais militares no estado de São Paulo.

A SAP informou, em nota, que desde fevereiro deste ano treinou 2 mil agentes para realizar escoltas na Região Metropolitana de São Paulo e que pretende, nos próximos anos, estender a mudança para as unidades do interior, incluindo a RMVale.

Por dia são transportados com apoio de escolta cerca de 300 presos no estado. Desse total, 45% apenas para as unidades na capital. Segundo a SAP, para substituir o uso da força policial, outros 3 mil agentes devem ser contratados nos próximos anos.

Já existe um concurso em andamento para as bases de Campinas, Sorocaba e Piracicaba. Em seguida, serão contempladas as coordenadorias das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, da Região Noroeste e, por último, a da Região Oeste do Estado.

Publicado em: