A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2) revela que 71% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputará a reeleição em 2026, enquanto 23% defendem que ele não será candidato.A sondagem ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho, com margem de erro de ±2 pontos percentuais.
Apesar da maioria prever sua candidatura, 54% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria disputar o pleito, contra 44% que consideram legítima sua postulação. O atual ocupante do Planalto continua liderando virtualmente todos os cenários eleitorais, com 39% das intenções de voto no primeiro turno frente a 33% de Jair Bolsonaro (PL) e vantagem em simulações de segundo turno: 47% a 43% sobre Bolsonaro, 45% a 41% frente a Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 48% a 40% contra Michelle Bolsonaro (PL).
Em cenários alternativos sem Lula, Geraldo Alckmin (PSB) desponta como principal opção governista, com apoio de 26% — superando Fernando Haddad (PT), que registra 29% em outra simulação.
O Datafolha testou ainda cenários envolvendo nomes da família de Bolsonaro, como Eduardo, Flávio e Michelle, mas em todos Lula mantém vantagem expressiva.
A análise aponta que, mesmo com desgaste político e tensões econômicas, o petista segue como favorito absoluto na corrida por um novo mandato presidencial.
Para 67% Bolsonaro deveria abrir mão de concorrer à Presidência
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de concorrer à Presidência para a maioria dos brasileiros, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2).
São 67% que pensam desta forma. Para 30% ele deve manter a candidatura.
Bolsonaro está inelegível até 2030 após sofrer condenações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Hoje, ele cumpre medidas restritivas impostas pelo STF (Superior Tribunal Federal) e é réu na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Quem Bolsonaro deve apoiar?
Caso não seja o candidato, a maioria dos entrevistados considera que ele deve apoiar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa ao Planalto.
Veja o cenário:
Michelle Bolsonaro (PL): 23%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%
Eduardo Bolsonaro (PL): 11%
Ratinho Júnior (PSD): 10%
Flávio Bolsonaro (PL): 9%
Ronaldo Caiado (União): 6%
Romeu Zema (Novo): 5%
Outras respostas: 0%
Nenhum: 8%
Não sabe: 7%
Banco de Alimentos de Caraguá dobra doações
Foram distribuídos mais de 1,6 tonelada a entidades sociais
Vôlei São José estreia na Superliga Feminina C
Equipe terá patrocínio da Univap e estreia segunda (4)
Acidente na Via Dutra deixa duas vítimas fatais em Pinda
Carro caiu em ribanceira
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.