Politica

Alexandre de Moraes se despede do TSE

Após 2 anos no cargo, será substituído por Cármen Lúcia

Escrito por Meon

29 MAI 2024 - 11H17 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 11H41)

Reprodução/Redes Sociais

O ministro Alexandre de Moraes participa de sua última sessão como presidente nesta quarta-feira (29). Uma sessão extraordinária foi marcada para homenageá-lo, embora a pauta traga diversos processos para julgamento.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp 

Nesta terça-feira (28), Moraes não compareceu TSE em virtude da morte do pai, Leon Lima de Moraes, em São Paulo.

Durante sua gestão, Moraes enfatizou o combate às fake news, implementando medidas para restringir a disseminação de informações falsas e garantir a segurança do processo eleitoral. Além disso, foram promovidas mudanças nas regras de segurança nos locais de votação, incluindo a proibição do porte de armas durante o dia da eleição e a ampliação do uso de biometria.

Outra medida relevante foi a alteração das regras sobre o uso de celulares no dia da eleição, buscando assegurar a lisura do processo eleitoral. Também foi aprovado um projeto-piloto para utilizar biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, visando aprimorar a segurança do sistema eleitoral.

Moraes liderou um cerco forte do TSE à fraude à cota de gênero, com um número significativo de condenações em 2023 e 2024.

No final de seu mandato, Moraes adotou gestos de distensão política, votando pela absolvição do senador Sérgio Moro e adiando o julgamento do senador bolsonarista Jorge Seif para sua sucessora, a ministra Cármen Lúcia.

Com o término do mandato de Moraes, a ministra Cármen Lúcia assume a presidência do TSE , dando continuidade ao combate às fake news e preparando-se para as eleições municipais de outubro, com foco na utilização de inteligência artificial e na prevenção de deepfakes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.