As eleições municipais trazem de volta ao cenário político, ex-prefeitos de cidades da RMVale. Um deles é o empresário Antonio Carlos da Silva, que governou Caraguatatuba por quatro mandatos (1997 – 2000 / 2001 – 2004 / 2009 – 2012 / 2013 – 2016). Em 2006, foi eleito deputado estadual com 94.218 votos.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Antonio Carlos exerceu também a presidência do Consórcio do Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte (Codivap) e da Associação dos Prefeitos das Cidades-Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp). Foi diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
Conhecido como o “homem que transformou Caraguá”, Antonio Carlos assumiu o primeiro mandato, quando o município era chamado de “patinho feio do Litoral Norte”.
Em visita ao Portal Meon, o ex-prefeito contou o que fez para a cidade se desenvolver, quais ações foram implantadas e os resultados obtidos ao longo de 16 anos de gestão.
Cidade endividada
Pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, Antonio Carlos diz que assumiu em 1997 herdando uma enorme dívida. “Uma cidade que tinha o orçamento de R$ 33 milhões por ano, deixou pra mim uma dívida de R$ 23 milhões. Caraguá estava há oito meses sem recolher o lixo porque a empresa não recebia e foi embora. Os servidores não tinham recebido o salário de dezembro e o décimo terceiro. Essa foi a Caraguá que nós pegamos em 97”, explica.
Uma das primeiras grandes obras do ex-prefeito foi a Avenida da Praia, que teve o primeiro trecho entregue em abril de 1998. “Inauguramos entre a Camaroeiro e o rio Santo Antônio. Ela completou 26 anos e nunca teve um buraco”.
Educação
Preocupado em inovar na área da educação, Antônio Carlos foi entender melhor alguns aspectos que poderiam ser aplicados no município. “Fui fazer cursos e percebi que a neurociência diz que a criança desenvolve seu intelecto até os sete anos de idade. Até os três anos é mais de 50%”. Com isso, Antonio Carlos decidiu que as crianças tinham que ter mais do que uma simples creche. “O CEI (Centro de Educação Infantil) foi criado para trabalharmos o exercício do desenvolvimento para o aprendizado e alimentação. Se esse é o melhor caminho como diz a neurociência, socialmente é maravilhoso”, garante.
Em suas gestões, o ex-prefeito comemorou conquistas na área da educação, sendo reconhecido por órgãos internacionais. “Colocamos lousa digital, tivemos prêmio de uma das melhores merendas do Brasil, ganhamos prêmio da Unesco em educação infantil. Melhor que o prêmio é ver a qualidade do serviço e isso faz uma diferença muita grande. Entreguei 11 escolas de ensino integral e estava construindo mais três prédios antes de sair, para chegar a 14 escolas deste tipo”, completa.
Ainda sobre a alimentação nas escolas, Antonio Carlos destaca a qualidade da merenda naquela época e a liberdade que os alunos tinham para escolher o cardápio. “Minhas crianças comiam carne de avestruz e podiam repetir. Elas escolhiam o que queriam comer no dia seguinte” conta o ex-prefeito.
Para conferir de perto a qualidade da alimentação nas escolas, o ex-prefeito ia pessoalmente provar a merenda. “O que pouca gente sabe é que uma vez por mês, sem avisar, eu almoçava numa escola. Importante para testar a qualidade”, revela.
O “Tempero de Mãe” foi um dos projetos de sucesso nas gestões de Antônio Carlos. Nele, a mãe cozinhava para o filho matriculado na escola. Bastava frequentar a APM (Associação de Pais e Mestres) para participar do programa.
Partido nas Eleições 2024
Antônio Carlos se filiou ao PSD em 19 de novembro de 2023, partido comandado por Gilberto Kassab, que tem como um de seus líderes na RMVale, o vice-governador, Felício Ramuth.
O ex-prefeito de Caraguá diz que a união entre Felicio e Tarcício de Freitas foi articulada por ele. “Em fevereiro de 2022 liguei para o Felicio Ramuth e para o Gilberto Kassab e falei com o Tarcísio numa reunião, em Santo André. Sugeri para levar o Felicio com vice na chapa para governador. Eu ajudei a fazer essa união. Deu certo e a gestão é muito diferenciada. Agora, espero contar com o Felicio”, completa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.