A colunista Mary Anastasia O’Grady, do Wall Street Journal, afirmou em artigo publicado no último sábado (10) que o Supremo Tribunal Federal (STF) representa uma ameaça maior à democracia brasileira do que os atos de vandalismo registrados em 8 de janeiro de 2023.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Segundo ela, decisões da Corte, em especial do ministro Alexandre de Moraes, têm restringido liberdades fundamentais, promovendo censura e impondo medidas como congelamento de bens, bloqueio de veículos de comunicação e prisões sem garantias plenas do devido processo legal.
A jornalista criticou a abertura do inquérito das fake news, instaurado em 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, sem solicitação da Procuradoria-Geral da República, e a escolha de Moraes como relator sem sorteio eletrônico. Para O’Grady, o Judiciário brasileiro vem adotando uma postura de ativismo político e de interpretação criativa das leis, o que, em sua visão, ameaça mais a ordem democrática do que a invasão das sedes dos Três Poderes, que ela descreveu como a ação de “um bando de idiotas de tênis vagando pelo terreno sem armas”.
A publicação repercutiu internacionalmente e coincidiu com a decisão do governo dos Estados Unidos de impor sanções, com base na Lei Magnitsky, a ministros do STF, incluindo Moraes, sob a acusação de perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O Superior Tribunal de Justiça reagiu afirmando que a medida fragiliza a Justiça brasileira e configura ingerência externa indevida. O episódio reacende o debate sobre o papel do STF e os limites de sua atuação em um cenário político ainda marcado pelas consequências dos eventos de janeiro de 2023.
Avião russo sancionado pelos EUA pousa na Venezuela
Aeronave estava no aeroporto de Brasília
SJC: Câmara lança nova Frente Parlamentar contra adultização de criança
Lançamento será na terça-feira (19) às 14h
SJC: GCM evita tentativa de assalto a motociclista na Av. Jorge Zarur
Ação ocorreu no último final de semana
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.