Politica

Conselho de Ética abre processo contra três deputados por obstrução de atividades

Van Hattem, Zé Trovão e Marcos Pollon podem ter os mandatos suspensos

Escrito por Meon

07 OUT 2025 - 16H55

Revista Oeste

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira (7), processos disciplinares contra três deputados federais envolvidos em um episódio de obstrução das atividades legislativas ocorrido em agosto de 2025. Na ocasião, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro ocuparam a mesa diretora da Casa, impedindo o retorno do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) ao comando do plenário.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Os deputados alvos dos processos são:

- Marcos Pollon (PL-MS): Enfrenta duas ações. A primeira, por obstrução da cadeira da presidência, com pedido de suspensão do mandato por 30 dias. A segunda, por declarações difamatórias contra o presidente Hugo Motta, com solicitação de suspensão por 90 dias.

- Marcel van Hattem (Novo-RS): Processado por obstrução da cadeira da presidência, com pedido de suspensão do mandato por 30 dias.

- Zé Trovão (PL-SC): Também processado por obstrução da cadeira da presidência, com pedido de suspensão do mandato por 30 dias.

Além das suspensões, o corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), recomendou a censura escrita para os três parlamentares e outros 11 envolvidos na ocupação do plenário. As ações foram motivadas por protestos contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocorridos na retomada das atividades legislativas após o recesso parlamentar de julho.

As penalidades previstas para os envolvidos incluem suspensão temporária do mandato, censura escrita e, em casos mais graves, a perda do mandato parlamentar. O Conselho de Ética agora avaliará as evidências e decidirá sobre as medidas disciplinares cabíveis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.