Politica

Pesquisa eleitoral mostra o começo da disputa à Prefeitura de São José

Pré-candidatos avaliam os números

Escrito por Consórcio Meon/ T7 News

10 MAI 2024 - 13H43 (Atualizada em 10 MAI 2024 - 22H36)

Arte/Meon

A menos de cinco meses para as eleições municipais, a TV Band Vale divulgou nesta quinta-feira (9), uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de São José dos Campos, numa parceria com a Paraná Pesquisas. São apresentados números das pesquisas estimulada e espontânea e o índice de rejeição de sete pré-candidatos.

Veja os números:

PESQUISA ESTIMULADA - os eleitores responderam à pergunta: “se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem esses, em quem você votaria para prefeito de São José dos Campos?”.

Eduardo Cury (PL) – 37,9%

Anderson Farias (PSD) – 21,1%

Dr. Elton (União Brasil) – 11,3%

Wagner Balieiro (PT) – 7,4%

Marina Sassi do (PSOL) – 3,9%

Toninho Ferreira (PSTU) – 2,1%

Wilson Cabral (PDT) – 0,7%

Não sabem ou não responderam - 7,6%

Nenhum, Brancos e Nulos - 8%

PESQUISA ESPONTÂNEA - os entrevistados responderam em quem votariam hoje para prefeito de São José dos Campos, sem indicação de nomes.

Anderson Farias (PSD) – 5,7%

Eduardo Cury (PL) – 4,3%

Dr. Elton (União Brasil) – 2,1%

Emanuel Fernandes (PSDB) – 1,1%

Wagner Baliero (PT) – 0,6%

Dulce Rita (União Brasil) – 0,4%

Carlinhos Almeida (PT) – 0,3%

Marina Sassi (PSOL) – 0,1%

Não Sabem ou Não Responderam - 79,4%

Nenhum, Brancos ou Nulos - 5,4%

REJEIÇÃO - os entrevistados, em posse do cartão com os nomes, foram questionados: se a eleição fosse hoje em qual desses candidatos você não votaria de jeito nenhum?

Wagner Balieiro (PT) - 23,4%

Eduardo Cury (PL) - 19,9%

Toninho Ferreira (PSTU) - 16,7%

Anderson Farias (PSD) - 16,6%

Wilson Cabral (PDT) - 11,9%

Marina Sassi (PSOL) - 11,1%

Dr. Elton (União Brasil) - 8,9%

Não Sabem ou Não responderam - 31%

Podem Votar em Todos - 3,3%

O levantamento da Paraná Pesquisas ouviu 700 eleitores de São José dos Campos, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 04607/2024. Os dados foram coletados entre os dias 01 e 06 de maio.

O QUE OS PRÉ-CANDIDATOS FALARAM

O jornalismo do Portal Meon entrou em contato com os pré-candidatos que aparecem na pesquisa estimulada para saber a impressão que cada um teve da pesquisa.

O prefeito Anderson Farias (PDT) aposta na aprovação de seu governo (veja link no final da matéria sobre a pesquisa da gestão). "Continuo o trabalho diário como prefeito, cuidando da cidade. A aprovação apontada pela Paraná pesquisa em mais de 80% (considerando ótimo, bom e regular) demonstra a satisfação do joseense com a nossa administração. Temos melhorias contínuas e desafios porque a cidade não pode parar. No momento oportuno, durante o período eleitoral e assim que a lei permita, apresentaremos um plano de gestão para o futuro".

O ex-prefeito, Eduardo Cury (PL), ficou surpreso com o resultado. "Faz um ano praticamente que não posto nada nas redes sociais e cinco meses que não dou entrevista. Muitos jovens não me viram como prefeito. Estou feliz e muito grato por esta liderança na pesquisa. Eu e o Emanuel Fernandes estamos avaliando com muito cuidado o quadro em São José, para até julho apresentar alternativas para a nossa cidade".

O pré-candidato do PSTU, Toninho Ferreira, diz que ainda é cedo para avaliar o quadro eleitoral. "O jogo nem começou e quando começarem as propostas, as coisas mudam. Todos que estão aí são governantes ou já foram! Vamos apresentar algo novo".

Marina Ssssi (PSOL) diz que a esquerda deve se unir nessas eleições. "A pesquisa mostra que apesar de termos derrotado o Bolsonaro em 2022, o bolsonarismo segue forte e isso aponta que a esquerda e os setores progressistas devem se unir para chegar ao 2º turno".

Para Wagner Balieiro (PT), "a pesquisa nesse momento revela mais o cenário de exposição dos nomes. A frente de partidos que estamos construindo é a única que representa o presidente Lula, que teve quase 40% dos votos na cidade na última eleição, o que nos permite trabalhar com perspectiva real de ir ao segundo turno".

O deputado estadual e pré-candidato Dr. Elton (União Brasil), revela que ficou satisfeito com os números. "Vejo o resultado da pesquisa como positivo. Estar no terceiro lugar numa disputa com o atual prefeito e com um ex-prefeito por dois mandatos, além de apresentar uma taxa de rejeição baixa, mostra, na minha opinião, que estamos no caminho certo e que a população reconhece meu trabalho ao longo dos últimos anos, assim como o da Dulce Rita, pré-candidata a vice-prefeita comigo".

O pré-candidato Wilson Cabral (PDT), comemorou os números da pesquisa, apesar da baixa pontuação. "Por incrível que pareça, estamos comemorando os 0,7% na pesquisa, pelo fato de que não havíamos iniciado a pré-campanha. O professor Wilson Cabral, é ainda um ilustre desconhecido diante de todos os outros pré-candidatos que já se apresentaram nas urnas. Por outro lado, os 80% que não sabem em quem votar (pesquisa espontânea) nos indicam um amplo espaço para crescimento, à medida em que a população conheça nosso perfil e nossas propostas".

A Paraná Pesquisas também entrevistou 700 joseenses sobre a administração do prefeito Anderson Farias. Veja os números AQUI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Consórcio Meon/ T7 News, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.