A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (22) uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Renato Figueiredo. Eles são acusados de coação no curso de processo judicial, relacionada a ações realizadas nos Estados Unidos que teriam o objetivo de intervir nos processos para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o próprio blogueiro.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O que diz a denúncia?
A acusação feita pela PGR, assinada pelo Procurador-Geral Paulo Gonet, afirma que Eduardo e Figueiredo articularam sucessivas ações visando interferir em decisões judiciais nos EUA para favorecer interesses próprios.
Entre os atos apontados, estão tentativas de coagir decisões que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do uso de influência internacional.
Quem são os denunciados
Eduardo Bolsonaro é deputado federal pelo PL de São Paulo.
Paulo Renato Figueiredo é blogueiro e influenciador político que também participa das articulações externas atribuídas na denúncia.
Contexto e consequências
A denúncia se soma a outros processos que envolvem Eduardo Bolsonaro por suspeitas de atuação política internacional com impacto jurídico.
Situações como essa levantam debates sobre os limites da liberdade de expressão, interferência política, responsabilidade internacional e sobre como autoridades públicas podem agir em território estrangeiro.
Se o STF acolher a denúncia e Eduardo ou Figueiredo forem condenados, isso pode resultar em sanções judiciais, possibilidade de perda de prerrogativas, e eventual impacto em candidaturas futuras.
Reações
Até o momento, não há registro público de resposta oficial da defesa de Eduardo Bolsonaro ou de Paulo Figueiredo relativas à nova denúncia. A tramitação deverá seguir a quem cabe manifestar-se para responder às acusações no STF.
NOTA DE EDUARDO BOLSONARO E PAULO FIGUEIREDO
"Esqueçam acordos obscuros ou intimidações que usaram por anos, porque não funcionam conosco — isto vale para mais esta denúncia fajuta dos lacaios do Alexandre na PGR. O recado dado hoje é claro: o único caminho sustentável para o Brasil é uma anistia ampla, geral e irrestrita, que ponha fim ao impasse político e permita a restauração da normalidade democrática e institucional", disse Eduardo em nota conjunta com Paulo Figueiredo, blogueiro que também foi denunciado pelo PGR.
Programa Participa reúne quase 800 moradores em Jacareí
Foram 21 encontros para discutir orçamento da cidade
A importância dos dados para a tomada de decisões
Podcast vai ao ar nesta quarta-feira (24)
Cruzeiro recebe curso gratuito de esportes paralímpicos
Atividades vão de 23 a 26 de setembro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.