A federação União Progressista, composta pelos partidos União Brasil e PP, anunciou nesta terça-feira (2) sua saída formal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão implica a exoneração dos ministros André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), ambos deputados federais licenciados pelos respectivos partidos. A medida ocorre após pressão interna e cobranças do presidente Lula por maior alinhamento político.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Além do desembarque ministerial, a federação declarou apoio a um projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja proposta será apresentada ainda nesta terça-feira, coincidindo com o início do julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta de anistia visa conceder perdão a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mantendo a inelegibilidade de Bolsonaro.
Apesar da saída oficial do governo, a federação mantém representantes em cargos estratégicos. O União Brasil, por exemplo, mantém Waldez Góes no Ministério do Desenvolvimento Regional e Frederico de Siqueira Filho nas Comunicações. O PP também mantém Carlos Vieira na presidência da Caixa Econômica Federal.
A decisão de desembarque ocorre uma semana após o presidente Lula ter cobrado fidelidade dos ministros do Centrão em reunião ministerial, sugerindo que deixassem o governo caso não se sentissem confortáveis em defender a gestão petista. A medida reflete a crescente instabilidade política e a busca por alinhamentos estratégicos em meio às articulações para as eleições de 2026.
SJC: Falta de energia atinge bairro Urbanova
Moradores relatam apagão em condomínios desde 19h30
Advogado revela falhas em contratos do INSS e pressiona órgãos de controle
Depoimento expõe irregularidades e aumenta pressão por fiscalização
São Sebastião reforça segurança com 62 novos guardas
Deputada Leticia Aguiar anuncia R$ 200 mil em investimentos para equipamentos e efetivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.