Politica

União Brasil e PP decidem deixar o governo Lula

Federação também decide apoiar anistia a Bolsonaro

Escrito por Meon

02 SET 2025 - 16H32 (Atualizada em 02 SET 2025 - 17H29)

Divulgação

A federação União Progressista, composta pelos partidos União Brasil e PP, anunciou nesta terça-feira (2) sua saída formal do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão implica a exoneração dos ministros André Fufuca (Esporte) e Celso Sabino (Turismo), ambos deputados federais licenciados pelos respectivos partidos. A medida ocorre após pressão interna e cobranças do presidente Lula por maior alinhamento político.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Além do desembarque ministerial, a federação declarou apoio a um projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja proposta será apresentada ainda nesta terça-feira, coincidindo com o início do julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta de anistia visa conceder perdão a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, mantendo a inelegibilidade de Bolsonaro.

Apesar da saída oficial do governo, a federação mantém representantes em cargos estratégicos. O União Brasil, por exemplo, mantém Waldez Góes no Ministério do Desenvolvimento Regional e Frederico de Siqueira Filho nas Comunicações. O PP também mantém Carlos Vieira na presidência da Caixa Econômica Federal.

A decisão de desembarque ocorre uma semana após o presidente Lula ter cobrado fidelidade dos ministros do Centrão em reunião ministerial, sugerindo que deixassem o governo caso não se sentissem confortáveis em defender a gestão petista. A medida reflete a crescente instabilidade política e a busca por alinhamentos estratégicos em meio às articulações para as eleições de 2026.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.