Prefeitura de Taubaté rescinde contrato com Grupo Chavantes para gestão do Hospital Municipal

Entidade deixará a administração do HMUT a partir de 1º de agosto

Escrito por: Rubens Baracho3 min de leitura
HMUT

A Prefeitura de Taubaté decidiu rescindir o contrato com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, responsável pela administração do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). A informação foi confirmada nesta quarta-feira (1º) pelo Grupo Chavantes, que informou ter sido comunicado oficialmente sobre o encerramento das atividades a partir de 1º de agosto.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Taubaté não havia se manifestado sobre a decisão.

Grupo Chavantes diz que iniciou processo de transição

Em nota, o Grupo Chavantes informou que já iniciou a comunicação aos funcionários e fornecedores sobre o encerramento do contrato.

A entidade afirmou que, durante o período em que esteve à frente da unidade hospitalar, cumpriu e superou as metas estabelecidas, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas.

Segundo a organização, o grupo sempre demonstrou interesse em permanecer na gestão do hospital e alertou o município sobre os riscos de uma interrupção abrupta dos serviços.

Ainda de acordo com a nota, o compromisso é manter a assistência aos pacientes até o último dia de atuação, buscando minimizar impactos durante a transição.

Histórico da gestão

O Grupo Chavantes assumiu a administração do Hospital Municipal em 2024, durante a gestão do então prefeito José Saud.

Já na atual administração, comandada pelo prefeito Sérgio Victor, o contrato chegou a ser renovado por mais um ano, mas a relação entre o município e a entidade foi marcada por disputas judiciais.

Em 2025, a Prefeitura chegou a reter repasses financeiros ao grupo, alegando descumprimento de metas contratuais. O contrato também foi alvo de questionamentos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Novo processo para escolha de gestora

A Prefeitura já vinha buscando uma nova Organização Social (OS) para administrar o hospital.

Um primeiro edital, lançado no fim de 2025, foi suspenso para ajustes técnicos. Posteriormente, um novo chamamento público foi aberto, prevendo investimento estimado de R$ 132 milhões para os primeiros 12 meses de gestão, o equivalente a cerca de R$ 11 milhões por mês.

O edital estabelece que a futura gestora deverá absorver os funcionários já vinculados ao hospital, garantindo a continuidade dos atendimentos, além de manter as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau).

A expectativa agora é que o município conclua o processo de seleção da nova Organização Social antes do encerramento das atividades do Grupo Chavantes, previsto para o início de agosto.

Tags:TaubatéPublicado em: